9 de mar. de 2011

PANORAMA POLÍTICO / TALINE OPPITZ

Mais cedo
Tudo indica que os partidos irão antecipar como nunca os processos de discussão visando às eleições municipais de 2012. Lastreados nas experiências bem-sucedidas do ex-presidente Lula, que abriu debate sobre a candidatura de Dilma Rousseff ainda em 2009, e do governador Tarso Genro, que se lançou candidato também quase um ano e meio antes do pleito do ano passado, a grande maioria das siglas pretende chegar ao segundo semestre com processo avançado de escolha de alianças e candidatos. Como ensina o futebol, também em política ninguém é mais bobo para deixar as discussões para a última hora.
Polêmica na certa
O recém-eleito deputado federal Alceu Moreira, do PMDB, que não teme expor suas ideias sobre qualquer assunto, é um dos 41 membros da Comissão Especial que irá discutir e propor ao Congresso Nacional em que termos deve ser feita a reforma política.
Negociações
O PT está se antecipando novamente. Tenta bloquear a movimentação de bastidores que o prefeito José Fortunati (PDT) está realizando para montar aliança para 2012. Reunião convocada por Raul Pont com possíveis aliados revelará se a estratégia tem alguma chance.
Inspiração
A presidente Dilma Rousseff, que retornou ontem de Natal, onde esteve descansando durante os quatro dias de Carnaval, foi escolhida pelo jornal britânico The Guardian como uma das cem mulheres mais inspiradoras da atualidade. Segundo o jornal, Dilma é uma "administradora dura e pragmática". A presidente está ao lado da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher e da secretária de Estado americana, Hillary Clinton.
Maioria
Atual presidente do Dem no Estado e vice-presidente nacional da sigla, deputado federal Onix Lorenzoni diz que a saída ou não do prefeito Gilberto Kassab não afetará o futuro do partido. Segundo ele, o grupo do prefeito de São Paulo é hoje minoritário e não tem capacidade política para influenciar os rumos dos democratas.
Terceira opção
Para Onix Lorenzoni, entre as opções para o futuro dos democratas, que incluíam até agora a fusão com outra sigla ou o encerramento de atividades, deve ser acrescentada a que mantém a existência do partido para o pleito de 2012. "Na convenção do dia 15, essa será a proposta aprovada. Não tenho dúvidas", garante.
Governo e oposição terão novo embate nesta quarta-feira na Câmara de Porto Alegre. Está marcada para as 13h mais uma reunião da CPI da Saúde. Na primeira, os nove vereadores da base aliada não deram quórum para a abertura dos trabalhos.
Senadora Ana Amélia Lemos (PP) está propondo, por meio do projeto de lei PLS 76/2011, isenção do Imposto de Renda para aposentados do INSS acima dos 60 anos.
Ex-deputado Germano Bonow, que anunciou o encerramento da sua vida pública no ano passado, está pensando em voltar ao cenário político. Bonow está propenso a aceitar convite para transferir seu título eleitoral para o município de Torres e concorrer no ano que vem a prefeito da cidade. Tem apoio de políticos locais.
Senador José Agripino Maia, conhecido por sua verborragia no ataque ao Palácio do Planalto, será eleito presidente dos democratas no próximo dia 15, em Brasília.