22 de mar. de 2011

Da: Zero Hora

Carolina Bahia
Kadafi e o descompasso
Depois da abstenção na ONU, o Itamaraty levou três dias para divulgar uma carta pedindo um cessar-fogo no mais breve prazo possível na Líbia. Está certo que a presença do presidente dos EUA, Barack Obama, foi motivo de constrangimento – ou confusão. Mas para quem quer um assento no Conselho de Segurança, é hesitação demais. Conselheiro do ex-presidente Lula e ainda no cargo de assessor da presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia defende ações contra o regime de Muamar Kadafi. Ao mesmo tempo, porém, repudia os ataques: – Os países estão extrapolando.  Marco Aurélio só não dá a receita do combate ideal.
Preâmbulos
Estão na reta final as negociações do PMDB com o Planalto para fazer do deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS) líder do governo no Congresso. O líder do governo na Câmara, Cândido Vacarezza (PT-SP) já cumprimentou o gaúcho, mas ainda falta uma conversa final com a presidente Dilma Rousseff.
Badalando
A exposição Mulheres artistas e brasileiras – produção do século 20 conferida, em primeira mão, pelo presidente Barack Obama e a esposa Michelle – é apenas o início da realização de um desejo da presidente Dilma Rousseff. Dilma pretende criar uma agenda de eventos em Brasília, valorizando a cena cultural brasileira. A ideia é promover, por exemplo, o lançamento de filmes nacionais no Alvorada, com convidados especiais da presidente.
JOGO RÁPIDO
Lideranças do setor fumageiro reclamam que o governador Tarso Genro não está diretamente envolvido na discussão sobre as restrições ao fumo.
O impasse das restrições ao fumo será discutido hoje, na Câmara. Bancada gaúcha pressiona para que governo engavete proposta da Anvisa.