24 de mar. de 2011

Da: Zero Hora

Carolina Bahia
Gerente do caos aéreo
A criação da Secretaria de Aviação Civil está longe de significar a solução para o sucateamento dos aeroportos no Brasil. Via de regra, essas novas estruturas nascem cheias de glamour, mas no fim acabam virando apenas um item a mais no mapa da divisão dos cargos. Neste caso, porém, o fracasso do governo na reforma dos terminais poderá resultar no maior fiasco de todos os tempos da história das Copas e das Olimpíadas. Por isso, a presidente Dilma Rousseff colocou um ex-diretor do Banco Central para comandar a Infraero e deve promover mudanças na Anac. A secretaria surge com a obrigação de funcionar. Mas o dinheiro é pouco, as obras são de difícil execução e as concessões à iniciativa privada, apenas uma ideia.
Espetos
Cotadíssimo para assumir o Ministério das Micro e Pequenas Empresas, Alessandro Teixeira ganhou um concorrente gaúcho. O deputado Pepe Vargas (PT-RS) entrou na lista das apostas dos petistas pelo seu desempenho no período de transição de governo. Dança A indicação de Pepe Vargas para o ministério abriria vaga para o suplente da bancada gaúcha do PT, Paulo Ferreira. A presidente Dilma, no entanto, não se cansa de elogiar Teixeira, atual secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
Último
A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, desembarca em Porto Alegre na próxima semana. Ela e o governador Tarso Genro assinarão o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres na quarta-feira. O Rio Grande do Sul é o único Estado brasileiro que ainda não assinou o pacto.
Sintonia
Lançada ontem à noite na Câmara, a Frente Parlamentar da Primeira Infância tem o objetivo de formular políticas públicas voltadas para crianças abaixo de quatro anos, principalmente na área de educação.
À frente da iniciativa, o deputado Osmar Terra (PMDB-RS) apresentou as propostas ao vice-presidente, Michel Temer. Técnicos que trabalham no plano de combate à miséria querem prever ações para a primeira infância.
RECORTE E COBRE
O prazo para entregar o projeto do metrô ao governo federal vai até o início de abril, mas o prefeito José Fortunati quer abreviar os trabalhos. Ele quer encaminhar os documentos a Brasília no próximo dia 28.