18 de fev. de 2011

Da: Coluna do Claudio Humberto

Uma pirueta, duas piruetas
O deputado Tiririca (PR-SP) não deu vexame votando errado contra o governo em sua estreia no Congresso. É parte da profissão...
Rio: Cabral escapa de impeachment por um triz
O governador do Rio, Sérgio Cabral, vive seu inferno astral: após a enchente na Região Serrana e grave crise na Polícia Civil do Rio, escapou esta semana de um pedido de impeachment no Tribunal de Justiça: a desembargadora Maria Augusta Vaz, relatora do processo de intervenção no município de Piraí, votou pela remessa das peças ao Ministério Público e à Assembleia, pedindo o impedimento de Cabral.
Mal na foto
Foi-se o tempo em que deputados que votavam contra “interesses” da CUT apareciam em outdoors como “inimigos da classe trabalhadora”.
Sarney derrotado
José Sarney deu uma de João-sem-braço, na reunião com líderes no Senado: para acomodar o amigo Itamar Franco (PPS-MG), propôs que partidos de só um senador fossem titulares em todas as comissões. A rejeição foi unânime, por quebrar o princípio da proporcionalidade.
Queda para baixo
Enquanto o chefe Nelson Jobim se segura no emprego, o ex-presidente da Infraero Murilo Barboza descolou o cargo de secretário de Produtos de Defesa. Vai ocupar uma salinha no anexo do Ministério da Defesa.
Dedução de IR
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) apresentou um projeto que deduz do imposto de renda gastos com medicamentos de uso controlado. Deduzir gastos com aluguel, que também é bom, por enquanto, nada.
Direito de passear
A deputada petista Maria do Rosário, secretária de Direitos Humanos, começa a descobrir as delícias do cargo: entre o dia 26 e 3 de março viajará a Genebra, na Suíça, para um evento da ONU.
Tá feia a coisa
A secretária de Educação do Amapá, Eunice de Paulo, quase foi agredida num protesto de professores, em Macapá. É a dona da casa onde a polícia achou R$ 16 mil e um cadastro de eleitores, na casa do cachorro. Foi o que cassou João e Janete Capiberibe (PSB), em 2002.
Será a Benedita
A ex-ministra Benedita da Silva (Assistência Social) conduzirá, com duas deputadas petistas, o culto da Frente Parlamentar Evangélica no plenário, semana que vem. Será a primeira vez da ala feminina.
Anac tem desconto nas empresas que fiscaliza
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estabeleceu acordo com  as empresas aéreas garantindo a seus dirigentes e servidores uma tarifa especial, obtendo desconto de 75% no preço de passagens. Com esse privilégio, a Anac aceita gentilezas de empresas que tem o dever de fiscalizar. A agência argumenta que “moralizou” essas relações, acabando o “passe livre”. O sindicato das empresas não se pronunciou.
Um ‘acordo’
A TAM chama de “acordo comercial” o desconto de 75% para diretores e funcionários da Anac, mas não se manifestou oficialmente.
Elas mandam
A ação condescendente da Anac mantém os brasileiros sujeitos a atrasos, overbooking, serviços de bordo ruins e poltronas apertadas.
Deu no que deu
As empresas aéreas do Brasil estão no ranking das mais inseguras do mundo, até pela atuação cosmética da Anac como órgão fiscalizador.