13 de jan. de 2011

Taline Oppitz

Governo faz raio X financeiro
  • Marcada para as 14h de hoje, a manifestação do Secretario da Fazenda, Odir Tonollier, sobre a situação financeira que o novo governo encontrou está sendo tratada com cautela pela cúpula do Piratini. A intenção é evitar confrontos com a antecessora, mas sem deixar de esclarecer a "verdade" sobre a saúde do caixa gaúcho. Ao declarar que o alardeado déficit zero, principal bandeira da gestão Yeda, não corresponde à realidade, além de evitar cobranças posteriores, o atual governo sinalizará a representantes do funcionalismo que será necessária paciência para negociar, ao longo dos quatro anos, avanços salariais, principalmente nos casos envolvendo categorias numerosas como professores e policiais. Perguntado sobre se haverá surpresa na fala de Tonollier, o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, foi direto: "Não para nós, que sempre questionamos o déficit zero".
Empurrãozinho
  • Estão marcadas para hoje as assembleias dos acionistas da CEEE e da Sulgás. Nas reuniões, comandadas pelo Secretario da Infraestrutura, Beto Albuquerque, serão empossados os novos conselhos de administração e diretores, o que obrigará o governo a concluir indicações a cargos das companhias.
IPE e Sulgás definidos
  • Carlos Pestana confirmou em primeira mão, no "Esfera Pública", da Rádio Guaíba, Valter Morigi à presidência do IPE e Roberto Tejadas para o comando da Sulgás. As peças restantes do segundo escalão devem ser definidas até amanhã.
Dilma no RS dia 27
  • A primeira visita oficial da presidente Dilma Rousseff ao Rio Grande do Sul está prevista para o dia 27. Dilma deve participar de evento na Refap. Na mesma semana, também virão ao Estado o vice Michel Temer e os ministros da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e da Justiça, José Eduardo Cardozo, que participa, dia 21, do lançamento, no Piratini, de Pacto pela Segurança.
Sexta-feira agitada
  • Coincidentemente, dia 21, data em que Temer deve vir ao Estado, o governo, o PT gaúcho e as bancadas do partido farão manifesto de apoio à candidatura de Marco Maia à presidência da Câmara. Aliados serão convidados a participar. Após o ato será realizado jantar no Galpão Crioulo, que ao meio-dia sediará almoço para Temer.
Apoio selado
  • Uma reunião no Palacinho selou o apoio da primeira-dama Sandra Genro a projetos sociais da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos. As propostas foram apresentadas pelo secretário Fabiano Pereira e o adjunto, Miguel Velasquez, além da diretora de Direitos Humanos, Tâmara Soares, e da presidente da Fase, Joelza Mesquita Pires. Foram discutidos principalmente projetos culturais e artísticos nas áreas da terceira idade e das crianças e adolescentes.
Apartes
  • Preocupado com a repercussão da posição favorável do PP em relação aos projetos relativos ao aumento de salários de cargos de coordenação e direção e de criação de CCs, Jerônimo Goergen entrou em contato com a coluna para reforçar sua posição contrária nas duas propostas.
  • O Piratini ainda aguarda confirmação, mas o governador Tarso Genro pode acompanhar a presidente Dilma Rousseff na viagem a Argentina e ao Uruguai neste fim de semana.
  • A Associação dos Procuradores do Estado inaugura hoje, às 18h, a nova sede administrativa. O novo procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper, que toma posse amanhã, às 10h30min, deve aproveitar o encontro para fazer seu primeiro pronunciamento aos colegas.
  • Está sendo agendada para os próximos dias, em Brasília, reunião entre Tarso e Dilma. Na pauta, conjunto de ações e projetos para viabilizar recursos federais ao Rio Grande do Sul.