10 de dez. de 2010

Zero Hora / Carolina Bahia

Arquitetura do poder
Fechada a participação do PMDB no futuro ministério, Dilma Rousseff agora se dedica à partilha dos cargos com os aliados de menor expressão. PSB e PP serão os próximos contemplados. O objetivo da petista é completar o primeiro escalão até sexta-feira que vem, data em que será diplomada pelo Tribunal Superior Eleitoral. O difícil, porém, é evitar ressentimentos. Petistas do Nordeste e do Rio de Janeiro não escondem a frustração. Até mesmo os gaúchos se consideram sub-representados quando lembram que ocuparam seis ministérios no primeiro mandato de Lula. O partido tenta colocar Marco Maia na pasta das Relações Institucionais – até para retirá-lo da disputa pela presidência da Câmara –, mas só deve emplacar Tereza Campelo, no Desenvolvimento Social.
Liderança
Recém nomeado vice-líder do PP na Câmara, José Otávio Germano não deve ficar muito tempo no posto. Como o atual líder, João Pizzolatti (SC), está com a eleição impugnada por conta da Lei da Ficha Limpa e aguarda uma decisão do STF, o gaúcho tem chance de comandar a bancada em 2011.
Campanha
A bancada do PMDB na Câmara está se articulando para garantir ao deputado Darcísio Perondi a presidência da Comissão de Seguridade Social. Com isso, Osmar Terra assumiria o comando da Frente Parlamentar da Saúde. Na quarta, Terra levou o pleito a Michel Temer.
Confraria
Embora não tenham se confirmado as especulações de que Paulo Tigre poderia assumir um ministério, o presidente da Fiergs está satisfeito com as escolhas de Dilma Rousseff. Tigre está especialmente feliz com a presença do empresário Jorge Gerdau e de Antonio Palocci na equipe da petista.
PARA CONFERIR ali adiante
Clorofila
Tarso Genro decidiu entregar a Secretaria de Meio Ambiente de porteira fechada para o PC do B. O comando da Fepam também ficará com o partido, sepultando as esperanças do empresariado de que Jussara Cony atuasse como uma rainha da Inglaterra à frente da pasta. Em Brasília para a reunião da executiva nacional da legenda, Adalberto Frasson reafirmou que Carlos Fernando Niedersberg é o mais cotado.