27 de jan. de 2012

Boletim de Noticias - Anna Almeida

BOLETIM DIÁRIO
Brasília, 26 de janeiro de 2012
 Contra importações, centrais e Fiesp organizam paralisação. Paulo Skaf, presidente da Fiesp, vai debater mobilizações com sindicalistas. Parte dos trabalhadores da indústria paulistana podem cruzar os braços por um dia logo após o Carnaval, na última semana de fevereiro, em protesto contra a forte entrada de produtos manufaturados importados.
 100 itens terão alta de imposto. Na primeira reunião do ano, Camex define cronograma para encarecer as importações. Nova lista sai até abril conforme a proposta aprovada na última cúpula do Mercosul, em dezembro de 2011, em Montevidéu.
Dilma participa de Fórum Social Temático. A presidente Dilma Rousseff está em Porto Alegre, onde participa hoje do Fórum Social Temático, que ocorre até domingo, no Rio Grande do Sul. O discurso de Dilma no fórum será no Ginásio Gigantinho, durante o encontro Diálogos entre Sociedade Civil e Governos.
 Desabamento e morte. Prédios desabam uns sobre os outros e deixam um número incerto de vítimas. 
                                                                                            REFORMA MINISTERIAL
 Alves tenta livrar apadrinhado. Líder do PMDB na Câmara arma estratégia para dar sobrevida a diretor do Dnocs, acusado de rombo de R$ 312 milhões. A estratégia peemedebista é tentar dar uma sobrevida ao atual diretor-geral do órgão, Elias Fernandes, acusado de favorecer o Rio Grande do Norte.
Dilma autoriza mudança no comando do Dnocs e abre crise com líder do PMDB. O ministro Fernando Bezerra recebeu sinal verde da presidente Dilma Rousseff para mudar o comando dos três principais órgãos vinculados ao Ministério da Integração Nacional - Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), Companhia Vale do São Francisco (Codevasf) e da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
 Negromonte tem poder esvaziado nas Cidades. Chefe de gabinete do ministro é exonerado e Planalto prepara uma intervenção nas nomeações da pasta. O Palácio do Planalto tem indicado ao PP que um acordo em torno da substituição do ministro das Cidades, Mário Negromonte, elimina a possibilidade de a legenda se manter na Esplanada com o domínio "de porteira fechada" sobre a pasta.
 PT e PMDB brigam por postos na Funasa. Substituição de superintendente em Mato Grosso do Sul levou peemedebista a acusar governo de romper compromisso. A indicação do novo superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa ) em Mato Grosso do Sul acirrou ainda mais os ânimos na já tumultuada relação entre PMDB e PT no governo Dilma Rousseff.

Troca na Transpetro. O PMDB que se prepare. Depois de ver ameaçado o poder do partido no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), o governo Dilma Rousseff trabalha para afastar o ex-senador Sérgio Machado da Transpetro da mesma forma que José Sergio Gabrielli sairá da Petrobras.

CONGRESSO NACIONAL

PMDB promete retaliar governo no Congresso. Contrariados com ataque ao aliado do líder Henrique Alves após denúncias de irregularidade na gestão do afilhado, peemedebistas armam estratégia para convocar para depor o ministro Pimentel.
 ELEIÇÕES
 Uma mãozinha para eleger o filho. Dnocs repassou R$ 9,3 milhões para 27 cidades do interior do Rio Grande do Norte comandadas por prefeitos que apoiaram a candidatura do deputado estadual eleito Gustavo Fernando. O pai dele é o diretor-geral do órgão.