14 de mai. de 2011

Da: Coluna do Claudio Humberto

Petrobras cancela licitação e cala 

A Petrobras cerca de sigilo o cancelamento da licitação, na quinta (12) de 28 sondas de perfuração em águas profundas, que teria de construir obrigatoriamente no Brasil. Serão contratadas por afretamento, com consequências políticas imprevisíveis, avalia o site Petronews.

Câmara avalia exploração sexual infantil 

A Câmara aprovou requerimento para que as comissões de Direitos Humanos e Minoria; e de Turismo e Desporto promovam um seminário sobre Políticas Públicas de Combate à Exploração Sexual Infantil e ao Turismo Sexual. Os deputados Liliam Sá (PR-RJ), Luíz Couto (PT-PB) e Manuela d’Ávila (PCdoB-RS), autores do pedido, sugeriram que a Casa convide membros da sociedade civil e autoridades para participar do evento, que ocorrerá no próximo dia 25 de maio. Para os parlamentares, a violência, exploração sexual e o turismo com tais fins são expressões da violação dos direitos humanos. “Temos que reforçar o trabalho contra a exploração sexual infantil e o turismo sexual”, disse Manuela d’Ávila.

PF prende 12 por fraude em 5 estados 

A Polícia Federal prendeu 12 pessoas durante a operação Apate realizada nesta sexta (13). Os mandados foram cumpridos em Tocantins, Minas Gerais, Pará, Mato Grosso e em Goiás, onde ainda falta mais um a ser cumprido. Os acusados foram presos por um esquema de fraude contra a Receita Federal, para a qual teriam causado um prejuízo de R$200 milhões. Estão sendo investigados prefeitos, servidores do primeiro escalão municipal e intermediários, que seriam os operadores do esquema.

STF julga soltura de Battisti, o bandido

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio, vai julgar o pedido de relaxamento de prisão do ex-ativista italiano Cesare Battisti. O responsável pelo julgamento seria o ministro Gilmar Mendes, que está em um encontro de magistrados fora do país. Caso o STF conceda o pedido de Battisti, ele será solto, já que o ex-presidente Lula negou sua extradição para a Itália em 2010.